Archive for janeiro 2011


As imagens não condizem à primeira vista com o que diz a mensagem...

read more

ENO


Penso que não é necessário ilustrar o que se passa no nosso estômago, para publicitar um comprimido que ajuda a digestão, para isso os designers e afins "inventam" outra maneira mais agradável de passar a mensagem e vender o produto. Se não como fariam os fabricantes de Activia, Colhogar, Evax, etc..

read more


Cartaz contra o aborto provocado, em Espanhã. Apesar de ter uma mensagem muito forte, é de difícil leitura quando quem vê este cartaz e a imagem apetece mais virar o olhar do que ler o texto. É uma imagem muito forte e chocante, demasiado para captar a atenção do espectador.

read more


Esta capa do livro de Sophia de Mello Breyner Andresen peca pelo simplista, o que o torna muito difícil de alguém reparar nele no meio de tantos livros, numa livraria.

read more


Este é o novo logótipo do grupo "Os Mosqueteiros", detentor dos suermercados Intermarché. Acho que este logótipo muito aquém do prestígio do grande grupo que representa, para além de parecer de estilo antiquado e leva-me sempre à ideia do logótipo dos Jogos Olimpicos de Barcelona de 1992.


read more


Aqui podemos observar um logotipo de uma empresa de design. Verifica-se que a comunicação não é bem feita, uma vez que as cores são todas dentro dos mesmos tons o que dificulta a compreensão e torna a leitura por parte do espectador  dificil. Quanto mais pequeno o logo ficar mais dificulta a sua leitura, o que o torna ainda menos conseguido.

read more


Nesta imagem aparece a entrada de uma clínica de pediatria. É possível que a intenção das pessoas que fizeram este logótipo fosse a melhor, mas realmente é sem comentários.


read more


A imagem em questão ilustra uma capa de um livro de Danielle Steel. Aqui a comunicação acaba por funcionar mal pelas cores escolhidas que dificultam a leitura do próprio título do livro. Assim, não se torna uma capa apelativa à compra de qualquer tipo de leitor.

read more


A publicidade ilustrada mostra-nos uma ilusão criada para as crianças. A mensagem que tenta passar é de que um “Kinder Chocolate” equivale a um copo de leite, o que é um engano pois nada substitui o leite. Este tipo de publicidade cria uma autêntica ilusão para um público que é moldado a tudo o que lhe é transmitido (público juvenil, crianças).

read more


Tipografia de dificílima leitura para um cartaz, fundo que se tornou ruído visual, cores pouco apelativas.

read more


Neste cartaz referente a um encontro de Parapente, em que o lettering tem má leitura, funde-se muito com o fundo. Só quem está a ler o cartaz de muito perto é que consegue perceber o que lá está escrito, o que só por si quem passa por ele não capta logo a informação que quer transmitir.

read more


Neste spot publicitário a pessoa que vê deve escolher uma carta. Depois de escolhida, são apresentadas cartas uma 2º vez e, surpresa! A sua carta não está lá. A pessoa fica depois a matutarcomo é que essa carta desapareceu e repete a apresentação novamente, voltando a cair no truque. A dica é simples: repare também nas outras cartas e verá que, na 2ª vez, estas são todas diferentes. Depois aparece o link para o site da nokia. Num spot de 30 segundos é dificil de as pessoas decifrarem logo a ligação deste spot à marca Nokia.

read more


Esta imagem trata-se de um cartaz alusivo a uma ópera. Neste caso, a comunicação não funciona pelas cores utilizadas e pela maneira como o texto é colocado. Todos estes factores tornam a leitura difícil e em certos casos, impossível.

read more


Nesta imagem, a comunicação não é suficientemente explícita. Ao pegarem num sinal de trânsito, a marca está a restringir o seu público-alvo, uma vez que se torna imperceptível a um leigo na condução. Embora, mesmo para quem conhece o código da estrada, esta publicidade possui uma leitura dificultada pela distribuição dos elementos e o uso dos mesmos.

read more


Esta imagem mostra-nos uma publicidade sobre as vítimas de atropelamento nas estradas portuguesas. A imagem é propícia aos tempos de hoje e à sociedade em que estamos inseridos. Assim, a imagem ilustra uma passadeira para peões em que em vez de ter as listas brancas uniformizadas, é formada pelos nomes infindáveis de pessoas que nela foram atropeladas. Este tipo de publicidade, tem o objectivo de despertar a consciência dos automobilistas para este flagelo.


read more


A imagem que visualizamos publicita um hotel que se encontra próximo do local onde se encontram estes animais. A forma como é publicitado é original e permite uma comunicação eficaz com o potencial cliente, uma comunicação em tempo útil.

read more


Uma nova publicidade da Adidas consistia em mupis completamente brancos, apenas com um pequena referência à marca. A marca incentivou as pessoas a escreverem, pintarem, etc nos mupis criando assim publicidades únicas no verdadeiro sentido da palavra. Passadas umas semanas, era colada por cima uma imagem de produto (com transparências) dando um belo efeito. Aqui, podemos verificar o discurso directo entre a marca e o cliente, ou seja, entre a marca e o utilizador, criador de um novo produto (todas e qualquer pessoas que visualizassem os mupis e interagissem com os mesmos).

read more


Aqui podemos ver uma publicidade a umas meias para mulher. A intenção desta publicidade é passar uma mensagem de qualidade das meias, ou seja, as meias são tão boas que até os ladrões as usam, o que lhes dificulta a vida (porque os impossibilitam de ver por serem mesmo opacas), mas facilita a vida dos polícias que só vêm ladrões a assaltar caixotes do lixo. Uma das melhores formas de passar a mensagem de uma publicidade, é através da metáfora.


read more


Esta imagem mostra-nos um objecto de design. Com este objecto, pretende-se que os fogos sejam evitados. Trata-se de um objecto que aparentemente parece um conjunto de fósforos mas que não contêm a ponta normal, o que impossibilita o utilizador de acender qualquer um dos fósforos, impossibilitando assim a propagação dos fogos.


read more


Publicidade da marca Coca-Cola. Datada de meados da década de 80, verifica-se uma preocupação a nível de comunicação, preocupação essa existente na marca até aos dias de hoje, uma vez que esta é provavelmente a marca mais vendida em todo o mundo.

read more


Esta publicidade refere-se ao filme “Super-Homem”. O filme é publicitado através do uso de um elevador como se fosse ele próprio o Super-Homem, pelo uso das portas a abrir fazendo uma analogia entre mãos e abertura. Mãos = Abertura. Assim, o interior pode ser visível no exterior através da criatividade.


read more


O novo spot televisivo dos supermercados Pingo Doce, alusivo ao aumento do IVA deste ano, está muito bem conseguido. Tem uma música original que fica no ouvidos, tem um bom jingle ("Pingo Doce, venha cá"), usam figuração com pessoas que se parecem com as que vemos nos supermercados, logo são-nos familiares. Esta spot dá várias vezes por dia, para as pessoas aprenderem a musica e se lembrarem várias vezes da marca (o que às vezes até satura..) e irem aos seus estabelecimentos  em vez dos dos concorrentes.  

read more


A imagem mostra-nos uma publicidade da marca Benetton. Esta marca sempre nos habituou a publicidades com conceitos muito fortes, que têm como objectivo fazer as pessoas pensar, despertar consciências para problemas da sociedade, como por exemplo o racismo (ilustrado na publicidade em questão). Muitas dessas publicidades, chegam a ter de ser retiradas do mercado por represálias por parte dessa mesma sociedade, o que não foi o caso da referida.

read more


Em vários inventos, neste casos os Santos Populares de Lisboa, várias marcas inventam acessórios para as pessoas usarem nessas festas. Neste caso a marca Sagres forneceu gratuitamente cabeleiras com o seu logótipo, com o objectivo das pessoas passearem por todos os locais com as cabeleiras vestidas, a divulgar a marca.

read more


Numa ida ao café reparei neste porta-guardanapos. Como eu, muitas outras pessoas reparam, por causa da sua côr que faz realçar o logótipo da marca e das imagems das embalagens do sumo. Também as pessoas para retirarem os guardanapos são quase obrigadas a olhar para esta publicidade.


read more


A marca sueca Absolut Vodka está a lançar uma nova campanha mundial intitulada “In an Absolut World”, apresentando uma visão mais optimista do mundo. A publicidade em questão, refere-se a um hipotético político num discurso directo com os eleitores. Verifica-se assim uma analogia com a conhecida história do “Pinóquio”, o brinquedo de madeira que cada vez que mentia crescia-lhe o nariz. Assim, podemos ligar a imagem de um mentiroso a um político, imagem essa que nos é transmitida por eles próprios.


read more


A marca “Apple” tem-nos habituado a publicidades de grande criatividade, com o intuito de aproximar o cliente da marca. A publicidade referida mostra-nos um meio de transporte onde é publicitada a marca através de uma imagem que a própria já nos habituou. A utilização do meio de transporte permite a propagação da marca por qualquer parte da cidade.

read more


Com este anúncio de prevenção rodoviária, simples e directo, a mensagem chega fácilmente aos espectadores e fá-los pensar tanto na sua condução, como na sua forma como anda na rua.

read more


A imagem mostra-nos uma mulher com os pêlos do suvaco por cortar, o que não é usual nas mulheres. Com isto, a Fundação Portuguesa de Cardeologia pretende aliciar e avisar os jovens a não fumarem (o público-alvo são os jovens porque nos trata por "tu" e não "você", e que fumar é ainda mais feio que a mulher ter os pêlos. É uma imagem muito original e que capta a atenção do espectador. Logo é uma boa comunicação.

read more





Exemplo de Má Comunicação

read more